Amortecedores traxxas Big Bore

Pro RcCrawler
Registado: 11 mar 2013 22:16

Amortecedores traxxas Big Bore

Mensagempor rlccunha » 12 mar 2013 13:54

Tópico informativo dos amortecedores traxxas big bore, muito usado nos crawlers.

Eu normalmente quando quero info sobre material traxxas vou a este site e procuro pelo nome ou referencia

Sendo assim os amortecedores mais usados são os traxxas 3,5" (long) referência 2660,é um amortecedor de 90mm mas com a adaptação do rod end traxxas na tampa ele aumenta de tamanho mas o curso é curto (mas o suficiente e eficaz para mim e para maior parte dos users nacionais/estrangeiros)
Imagem

Mas ainda existe os big bore de 4" ou seja o xx-long referência 2662, eu comprei um par destes mas acho o curso exagerado, coloquei-os na traseira mas só fizeram uma saída e para já no setup que possuo não se enquadra bem no meu gosto de condução. Mas posso dizer para quem use amortecedores 4" de curso estes serão os mais adequados.
Imagem

Que posso dizer mais destes lindinhos!!!?
Bem! São uns amortecedores que não perdem óleo cuidado com a alteração na tampa, para ajudar o contrário! Pois já tenho um assim.... Queres opcionais os peças de substituição, eh pá, é ao "biqueiro"!

Molas.... Bem eu uso e recomendo as do losi mini T sendo assim encontrei neste site mas normalmente compro na liquidrc mas este site é de confiança mas paga-se mais valores de portes....

Sendo assim dois conjuntos de cada não é muito para poder escolher à vontade um bom setup
LOSB1117 Front Shock Springs
Estas molas são mais curtas que as molas de trás do mesmo modelo, mas são ao certo para os amortecedores 3,5", ou seja, são ficam a fazer tensão!
Imagem

[url]=http://www.losipartshouse.com/servlet/the-22132/LOSB1119-Rear-Shock-Springs/Detail[/url]
Molas traseiras ligeiramente mais cumpridas ideais para os amortecedores 4" mas funcionam na perfeição nos de 3,5" ficando estas mais apertadas (sobre tensão) ajudando a dar mais dureza no amortecedor.
Imagem

Como disse eu acho ideal ter dois kits destas molas porque assim é maior a escolha, e tudo depende do peso do carro e gosto do piloto

Eu ainda adicionei umas tampas das molas sem ser em C ou seja são fechadas assim nunca saltam fora, ou seja, o conjunto perfeito, compradas na Crawler innovations
Imagem

Para quem pretenda mais dureza, existem umas molas também compatíveis para estes amortecedores, eu experimentei-as, mas não passou disso, não preciso nem gosto da dureza delas.
ASC21201 Rear Spring, Silver: 18-T, 18-MT
Imagem

ASC21202 Rear Spring, Blue: 18-T, 18-MT
Imagem

ASC21203 Rear Spring, Gold: 18-T, 18-MT
Imagem

Pro RcCrawler

Re: Amortecedores traxxas Big Bore

Mensagempor rlccunha » 12 mar 2013 13:57

ALTERAR AS TAMPAS

Cortar a argola da tampa
Imagem

Facejar para ficar lindinho e direitinho
Imagem
Imagem

como furar no centro da tampa?
Fácil, pelo lado de dentro tem uma marca mesmo no centro, e esta heim?!!!
Imagem

A salientar,o kit bem montado mas sem óleo no copo, o corpo do amortecedor e tampa são em alumínio, a furação do centro da tampa é super fácil, basta retirar o vedantede dentro da tampa e encontramos uma marcação do centro!

AGORA, se usar um rod end traxxas, furar com uma broca 3,5mm e forçar o aperto com um parafuso M4 (4mm), o mesmo fará a rosca na tampa!

Agora meus amigos, concelho de experiència própia, não mexam muito neste parafuso façam por escolher a medida do comprimento à primeira, pois esta tampa fica com uma espessura para a rosca muito fininha, tipo 2mm, quanto menos mexerem maior é a provabilidade de a rosca não moer na tampa, se acontecer ficará a perder oleo por aí!!!!

Eu a posterior, optei por reforçar esta parte com uma porca M4 logo na tampa pela parte de fora, para dar consistência e aumento a medida do amortecedor. A foto que se segue já não possuo uma porca tao grossa mas sim daquelas mesmos baixinhas e sem sistema de anti-desaperto tendo esta uns 3mm de espessura no máximo! A seguir montei o rod end no resto do parafuso...
Imagem

Pro RcCrawler

Mensagempor rlccunha » 12 mar 2013 14:02

Venho dar mais info a este tópico e enriquece-lo com umas dicas!

Já à mais de um ano e meio que uso amortecedores BB (big bore) neste tempo útil de utilização cheguei a comprar um par dos amortecedores BB com 4", isto para posteriormente usa-los no eixo traseio para elevar o chassi oferecendo-me um clearance superior!

Deixo-vos uma foto com a comparação do amortecedor BB 3.5" e o BB 4"
Imagem

O amortecedor inferior é o BB de 4", como é lógico este amortecedor é mais cumprido e de curso superior dando mais cruzamento ao crawler.

Foto dos amortecedores completos e sua comparação
Imagem

Se repararem o povo tuga (e não só) usou ou usa o chassi BJV4, e a junção destes amortecedore (BB 3.5) mesmo com a alteração da tampa ainda fica de cumprimento total insastifatório, e acabam por usar rod end traxxas jato
Imagem
foto ilustrariva by Luís

Após alterarem a tampa para colocação do rod end, e algo que ajude a dar mais cumprimento total ao amortecedor, deixo aqui umas dicas
Imagem

Na foto acima mostra, várias porcas M4 de diferentes medidas estas ajudam a escolher uma configuração mais minuciosa, a isto podem juntar o rod end normal ou cumprido.

Alguém se questionou, porque comprar um amortecedor 3.5" se o fim dele é ficar com 4"?

Digamos, o amortecedor BB trabalha melhor/mais suave com um rod end aplicado na tampa, do que o oficício que ele nos oferece!
....E!!!!! O "povo" (nacional/estrangeiro) já está farto de saber que o curso/veio de absorção que um amortecedor de 3.5" nos oferece é mais que suficiente para um bom desempenho num crawler.

Agora, para o meu gosto pessoal e ao fim de testar os amortecedores 4", cheguei a experimentar o amortecedor BB 4" com o veio do 3.5"
Imagem

Porquê?
Simples... o amortecedor ganhou mais cumprimento que o desejado, sendo assim teria que limitar o curso do amortecedor e para isso bastava colocar um pedaço de tubo de selicone condutor de combistível usado nos carros rc à combustão, ou outro método eficaz para o caso, mas eu preferi usar/mudar o veio. Algo que ficou assim (testados e aprovados )
Imagem

Note-se, que estes amortecedores são os mesmos! Fiz, foi mais uma mod a eles, ou seja, mod ao "look"

Esta mod consiste, em desmontar o amortecedor e meter as peças metálicas anonizadas. que são de alumínio, num líquido forte e algo perigoso , sendo assim sejam responsáveis e usem material e meios de segurança apropriados! O líquido usado foi um "desentupidor de canos doméstico", de possível compra num hiper perto de si
No fim, usar material de polimento!

PS. com isto tudo, não estou a dizer que isto seja um "setup obrigatório" para o bom funcionamento dos amortecedores, este é o meu gosto pessoal tanto em setup como em look!

Abraço e boas crawladas!!!!

RcCrawler
Registado: 14 mar 2013 19:57

Mensagempor scale » 20 mar 2013 08:42

Os amortecedores tem um aspecto de serem muito bons mesmo ;)

Pro RcCrawler
Registado: 25 mar 2013 14:05

Mensagempor FrankieRC » 27 mar 2013 16:31

Das melhores infos que já vi, muito bem explicado, todos os pormenores demonstrados na perfeição ! :shock:
:: Keep'On Groovi'n your RC ::

Voltar para Amortecedores, Molas, Óleo...-(Crawler)

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante